"É destino de toda verdade ser objeto de ridículo quando exposta pela primeira vez." - Albert Schweitzer

quarta-feira, junho 22, 2005

louro


louro
Originally uploaded by Edilene_Mora.
Nome científico: Laurus nobilis L.

Uso medicinal: Estimula o fluxo urinário e alivia a dor reumática e até as dores em geral. É usado em contusões, onde aumenta a circulação sangüínea e em bronquites; tira manchas e cicatrizes da pele. Regulariza o fluxo menstrual, é tônico do sistema reprodutor e agiliza o parto. Extrato de folhas de louro aumenta em até 3 vezes a ação da insulina.
Pode ajudar a diminuir as vertigens, por abrandar infecções otológicas. Tem fama de tonificar o couro cabeludo e o cabelo, estimulando o crescimento deste e eliminando caspa.
O óleo essencial é produzido em escala comercial no Marrocos e Espanha e pode irritar mucosas, além de ter um leve efeito narcótico.
Existe o louro-preto, Nectandra rígida Nees/ Laurus rígida Will./ N. oppositifolia Nees (e outros nomes) uma espécie de canela, cuja casca é muito usada como anti-reumático e o fruto é consumido por vários pássaros.
Outro Laurus é o camphora L, o cinamomo ou cânfora comum.

Outros usos: A aromaterapia usa para excitar as emoções(?). Consumido na culinária.
(fonte: http://ci-66.ciagri.usp.br/pm/ver_1pl.asp )

Uso litúrgico: Planta que simboliza a vitória, por isso pertence a Oyá. Não tem aplicação nas obrigações de cabeça, mas é usada nas defumações caseiras para atrair recursos financeiros. Suas folhas também são utilizadas para ornamentar a orla das travessas em que se coloca o acarajé para arriar em oferenda a Iansã.

Um comentário:

Unknown disse...

aonde tem a venda em são paulo/sp