Nome Científico: Harpagophytum procumbens D. C.
A Garra do Diabo é uma planta originária da África, que se desenvolve especialmente no deserto Kalahari e nas estepes da Namíbia. O nome Garra do Diabo provém do aspecto do fruto ramoso e lenhoso provido de barbas semelhantes a garras. Somente no século XIX foi reconhecido o seu valor terapêutico. Esportistas têm por hábito utilizá-la para evitar as tendinites e as dores musculares.
(Fonte:http://www.omarmoises.com.br/FiTotal.htm )
..."Possui ação anti-espasmódica, favorece um aumento da atividade do fígado estimulando a desintoxicação, especialmente quanto à eliminação de uréia.
Possui também efeito estimulante sobre o sistema linfático.
Estudos ainda em desenvolvimento buscam elucidar sua provável ação sobre a vesícula, pâncreas, estômago, intestino e rins.
Contra-indicações / efeitos colaterais / precauções:
Pessoas com úlcera nas vias digestivas e intestinais. Em casos de litíase biliar utilizar somente com consulta ao médico. Não deve ser usado durante a gravidez. Seu uso prolongado pode causar disturbios de digestão. Pode causar efeito laxante no início do tratamento e podem ocorrer também transtornos hepáticos."
(Fonte: Monografia de Plantas Medicinais - Curso de Fitoterapia - pag. 14 - Fundação Herbarium de Saúde e Pesquisa)
2 comentários:
Gostaria que explicasse qual a finalidade dela dentro do candomblé, serve para banhos, para que tipos de banhos? e etc....
Olha, não coloquei o uso litúrgico a princípio pois não btive informações seguras a respeito dessa planta. Soube que se usa a flor para enfeitar pratos para Exú, e que suas folhas e raízes podem ser utilizadas no abô desse Orixá. Para banho seria considerada uma erva de energia muito "forte", utilizada apenas em casos extremos. Mas, como disse a princípio, ainda não tenho informações seguras. Assim que conseguir essas informações, volto ao tópico para ratificar ou retificar esse post, ok?
Postar um comentário