"É destino de toda verdade ser objeto de ridículo quando exposta pela primeira vez." - Albert Schweitzer

segunda-feira, junho 27, 2005

Folha da Costa


folhacosta
Originally uploaded by Edilene_Mora.
Nome científico: Kalanchoe pinnata (Lam.) Pers.
Sinonímia popular: Planta do Ar, Coirama, Coirama-Branca, Coirama-Brava, Folha-da-Costa, Paochecara, Sayao, Saião
A infusão é utilizada para baixar febres e para curar inflamações do trato urinário; o suco das folhas frescas batidas no liquidificador com água é indicado para gastrites e úlceras; suas folhas maceradas são utilizadas para picadas de insetos, acelerar o processo de cicatrização em ferimentos e queimaduras; a folha fresca aquecida serve para abcessos, furúnculos e dor de cabeça.
(Fonte: http://www.raintree-health.co.uk/cgi-bin/getpage.pl?/plants/coirama.html )

Uso litúrgico: A folha da costa é tida como sendo uma folha consagrada a Oxalá, mas oferecida a todos os Orixás. Diz-se que é a única folha que se pode utilizar para qualquer pessoa, sem o risco de kizila com o seu Orixá, ainda que este não seja conhecido. É utilizada nas obrigações de cabeça, banhos de limpeza e defesa.

9 comentários:

Anônimo disse...

belo post! mas faltou os componentes quimicos.
;)

Rosa disse...

Por favor preciso urgentemente saber onde encontrar essa folha já fui em várias floras e no ceasa, quem puder me ajudar eu agradeço.

Tereza disse...

Olá, foi ótimo encontrar vc na net.Estou com problemas sérios no pulmão, tratando com médico, mas preciso fortalecer meu sistema imunológico e os pulmôes, é claro.Recomendaram saião, mas a pessoa que recomendou, mandou-me fotos do que conheço como bálsalmo, que é cicatrizante poderoso.Folha da Fortuna não conheço, mas a folha da costa é muito usada em tudo no candomblé, como vc diz.Só preciso saber, afinal, qual é a bendita correspondente a saião?O suco que devo tomar é de qual das folhas, afinal?Pode auxiliar-me? Meu e-mail é tecristi@bol.com.br Que bom vc interessar-me por folhas.
Aguardo, fique bem e com tôdas as bençãos que certamente recebe.

Anônimo disse...

boa tarde,
gostaria de acrescentar que saYão é
muito bom para tratamento de parvovirose em cães,já salvei vários,corta até a diarréia com sangue,já salvei filhotes que foram desenganados pelo veterinário!e uso constantemente em casa para secar catarro proveniente de gripes ,inclusive foi ele que deu jeito na tosse da minha filha!!isso foi indicado por um médico homeopata!!é uma planta fácil de encontrar em jardins,ela costuma a sumir no verão devido ao sol forte que a queima e vc encontra em feiras livres ,em pessoas que vendem ervas!!ela pega fácil até da folha!!obrigada

Junior disse...

Olá! Rosa, a folha talvez não seja difícil de ser encontrada pq é usada muito em banhos. Caso vc não encontre em floriculturas e afins (acho complicado mesmo) com certeza vc encontrará em casas de Umbanda que vendam mudas.
Se, por acaso, ver em algum lugar pegue uma folha só e coloque em um copo com água. Em poucos dias, a partir das bordas da folha, sairão raizes. É só plantar a folha depois disso que se espalha com muita facilidade.

Nurse Márcia Valente disse...

é verdade que foi feito uma pesquisa e foi proibido o uso da coirama para a gastrite?

Natan Brazil disse...

Essa planta era usada pelo meu pai para tratar pterígio (carne crescida no olho) e ficou curado. Mas o tratamento era doloroso pois pingava o suco da folha direto no olho e ardia muito.

jose oliveira disse...

tenho muitas mudas da planta saião se tem pessoas a procura da mesma estou disponivel para contato. meu telefone de contato 51 84227734 jose oliveira.

Unknown disse...

esta folha é muito abençoada. independente do candoble´aff..deixe isso e vamos ve o valor q ela tem...serve para dor de ouvido tambem...é só esquentar um pedacinho na chapa do fogão, ela transmite muita água ai esprema em direção ao ouvido..a dor passa na hora, tambem ela é antibiotico..poder cre.bjos eu tenho um pé grandão em cas se pudesse enviaria para vcs..mas moro na bahia e fica dificil! boa sorte!