Nos comentários do post sobre ARRUDA a leitora K pergunta se a tintura de arruda é mais eficiente que o chá, se a tintura pode ser feita com folhas secas e a posologia para ansiedade.
A tintura é concentrada, e, portanto, mais forte. Se vc tiver a tintura disponível, ela será mais prática, pois vc pode guardá-lo por até um ano, desde que respeitada a forma de armazenar (longe do sol e da luz, em ambiente fresco e seco, em frasco muito bem fechado e apropriado). Com a tintura vc também pode preparar outros produtos, como pomadas e loções.
A forma básica de preparo de uma tintura é a seguinte:
Para 300gr de ervas frescas utilize um litro de álcool. Pode ser álcool de cereais 50º, cachaça pura, álcool 70º, vodka 34 a 40º. Algumas pessoas utilizam gin, rum, ou conhaque. Eu prefiro o álcool de cereais mesmo.
Em um vidro muito bem lavado, fervido e seco, coloque as folhas lavadas, secas e picadas e metade do álcool. Feche bem o vidro, coloque em local escuro, fresco e seco, e deixe por 5 dias. Coe esse álcool, passe para outro vidro (também muito bem lavado, fervido e seco, tampe bem. Adicione o restante do álcool no primeiro vidro, com as folhas. Deixe também por 5 dias. Coe, junte ao álcool preparado anteriormente, misture bem (use uma haste de vidro ou louça, ou simplesmente agite o vidro. Não use colher de metal ou madeira), filtre todo o álcool com um tecido fino limpo, e guarde em recipiente de vidro esterilizado.
Algumas pessoas preparam a tintura também com folhas secas. Eu, particularmente, prefiro usar sempre folhas frescas para tinturas.
A quantidade de tintura a ser tomada depende da finalidade, ok? E para ansiedade eu indicaria o vinho de valeriana, que se prepara assim:
25g de raiz de valeriana picada macerada por 8 dias em uma garrafa de vinho branco de boa qualidade. A quantidade indicada é um cálice pequeno (aqueles de licor) até 3 vezes ao dia.
Se quiser conversar mais a respeito, K, pode me escrever, ok?
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário