"É destino de toda verdade ser objeto de ridículo quando exposta pela primeira vez." - Albert Schweitzer

segunda-feira, outubro 11, 2010

ARRUDA

Nos comentários do post sobre ARRUDA a leitora K pergunta se a tintura de arruda é mais eficiente que o chá, se a tintura pode ser feita com folhas secas e a posologia para ansiedade.
A tintura é concentrada, e, portanto, mais forte. Se vc tiver a tintura disponível, ela será mais prática, pois vc pode guardá-lo por até um ano, desde que respeitada a forma de armazenar (longe do sol e da luz, em ambiente fresco e seco, em frasco muito bem fechado e apropriado). Com a tintura vc também pode preparar outros produtos, como pomadas e loções.

A forma básica de preparo de uma tintura é a seguinte:
Para 300gr de ervas frescas utilize um litro de álcool. Pode ser álcool de cereais 50º, cachaça pura, álcool 70º, vodka 34 a 40º. Algumas pessoas utilizam gin, rum, ou conhaque. Eu prefiro o álcool de cereais mesmo.

Em um vidro muito bem lavado, fervido e seco, coloque as folhas lavadas, secas e picadas e metade do álcool. Feche bem o vidro, coloque em local escuro, fresco e seco, e deixe por 5 dias. Coe esse álcool, passe para outro vidro (também muito bem lavado, fervido e seco, tampe bem. Adicione o restante do álcool no primeiro vidro, com as folhas. Deixe também por 5 dias. Coe, junte ao álcool preparado anteriormente, misture bem (use uma haste de vidro ou louça, ou simplesmente agite o vidro. Não use colher de metal ou madeira), filtre todo o álcool com um tecido fino limpo, e guarde em recipiente de vidro esterilizado.

Algumas pessoas preparam a tintura também com folhas secas. Eu, particularmente, prefiro usar sempre folhas frescas para tinturas.

A quantidade de tintura a ser tomada depende da finalidade, ok? E para ansiedade eu indicaria o vinho de valeriana, que se prepara assim:

25g de raiz de valeriana picada macerada por 8 dias em uma garrafa de vinho branco de boa qualidade. A quantidade indicada é um cálice pequeno (aqueles de licor) até 3 vezes ao dia.

Se quiser conversar mais a respeito, K, pode me escrever, ok?

Abraços!

BARBATIMÃO

Nos comentários do post sobre BARBATIMÃO um anônimo pergunta onde encontrar álcool de cereais. Pois bem, o álcool de cereais pode ser adquirido em qualquer loja de essencias e produtos para fabricação de perfumes, e lojas de produtos naturais, ok?
O Alfredo, da Ilha da Madeira, Portugal, indica uma garrafada de Barbatimão que adquiriu atrave´s do site http://lojadaindia.siteonline.com.br

PEDIDO DE DESCULPAS

Quero pedir desculpas a muitas pessoas que comentaram neste blog e às quais não respondi, por uma simples razão: o email de retorno dos comentários estava desativado e eu não sabia!! Já atualizei e agora isso não vai mais acontecer, sempre que alguém comentar eu receberei um aviso, e mesmo que não tenha postagens para fazer com certeza vou responder aos comentários, ok? Mais uma vez meu pedido de desculpas, e àqueles que me ofereceram ajuda já está aceita, e vou entrar em contato.

Blog das folhas - Parte 897.037 - O (eterno) retorno!!

Well, well, well... Olha eu aqui traveiz!
Vou tirar este pobre bloguezinho da gaveta, chacoalhar a poeira, e escrever um pouquinho. Mas o foco dos posts vai mudar... só um pouquinho!
...
Ainda vou escrever sobre o uso medicinal das folhas, portanto, quem quer receitinhas de chazinhos do bem, pode continuar acessando! Mas vou começar a falar mais de um assunto que se tornou uma realidade na minha vida, e por considerar muito importante quero divulgar mais, e tentar atingir e esclarecer mais pessoas: o candomblé "verde".

É isso, sou candomblecista, macumbeira, com a graça de Olodumare, iniciada, filha de Oya, e na MINHA religião, no MEU candomblé, não existe o sacrifício de animais. Ah, sim, esqueci de mencionar, sou uma apaixonada protetora de animais, e isso não combinava com o que aprendi no candomblé. Portanto, com as bençãos dos meus orixás, hoje cultuo e louvo a todos eles apenas com as folhas, grãos e o meu coração. Nada de sangue animal!!

Quem quiser me chamar de marmoteira, fique à vontade! Mas se dê ao trabalho de ler um pouquinho, com isenção e respeito, e vamos discutir* de forma saudável a posição de cada um.

Não pretendo com este blog ensinar ninguém a tocar candomblé. Quero apenas contar a respeito do que EU faço, como faço e porque faço, quero trocar informações com outras pessoas que também seguem essa vertente do candomblé, e quero apresentar àqueles que não conhecem a religião, àqueles que abominam a matança, àqueles que nos consideram bárbaros e ignorantes, uma opção que é - a meu ver - muito mais pura e coerente com uma religião que prega o amor, louvor e respeito à natureza de TODOS os seres vivos.

Axé!!

...
Dicionário Michaelis:
discussão
dis.cus.são
sf (lat discussione) 1 Ato ou efeito de discutir. 2 Exame de um assunto por meio de argumentos; argumentação que tem por fim chegar à verdade ou elucidar dificuldades; debate: Da discussão nasce a luz. 3 Contenda, disputa. 4 Controvérsia, polêmica. 5 Altercação, briga. 6 Dir Sustentação de razões pelas partes litigantes para que se esclareça a verdade do fato e se demonstre a quem assiste o direito pleiteado.
Espero que se aplique aqui APENAS os itens 2 e 6 do verbete. Opiniões, sugestões, comentários, são mais que benvindos. Discussões saudáveis idem. Opiniões contrárias serão respeitadas. Ofensas pessoais serão publicadas como post, respondidas e bloqueadas para réplica. O blog é meu, portanto, essa é a minha regra.
Não escreverei em yorubá por respeito às pessoas que não são da religião e não reconheceriam as palavras, além de não querer correr o risco de escrever algo errado, já que não é uma língua que domine. Sou brasileira e falo português, e todo mundo vai entender o que eu escrevo!